
Se você ama cristais, já deve ter ouvido falar da importância de purificá-los e energizá-los com regularidade. Afinal, essas belezinhas naturais não só embelezam nosso dia a dia, como também absorvem e transmitem energias. Com o tempo, é normal que eles precisem de uma ajudinha para voltar ao seu estado vibracional ideal.
Neste post, separei algumas formas simples e amorosas de purificar e energizar seus cristais em casa, com dicas práticas e cuidados importantes. Vamos juntas?
Purificar um cristal é como dar um banho de alma nele. Abaixo, algumas formas que você pode usar para fazer isso com intenção e carinho:
Ideal para cristais que podem ser molhados! Basta deixá-los sob a água corrente por alguns minutos, visualizando todas as impurezas indo embora. Pode ser na torneira, numa cachoeira ou até no mar. Deixe o tempo que sentir necessário — siga sua intuição!
O sal grosso é um poderoso purificador energético. Coloque o cristal sobre um montinho de sal grosso e deixe ali o tempo que seu coração mandar. Essa técnica é ótima para pedras que não podem ter contato com a água.
A fumaça de incensos como sálvia branca e palo santo é perfeita para purificar não só seus cristais, mas também o ambiente ao redor. Passe o cristal pela fumaça com intenção e gratidão. É um momento mágico e aromático.
Essas duas pedras são tão elevadas energeticamente que conseguem limpar outros cristais. Basta deixar seus cristais em contato com elas por algumas horas (ou durante a noite). Simples, seguro e muito eficaz!
Algumas pedras podem esfarelar, oxidar ou perder o brilho quando em contato com muita água. Evite molhar cristais como:
Selenita, Cianita, Turmalina, Hematita, Pirita, Lápis-lazúli, Malaquita, Calcita, Turquesa, Pedra da Lua, Âmbar, Crisocola, Crisoprásio e outros.
Quando estiver em dúvida, prefira purificar com incensos, sal grosso ou quartzo/selenita, que são métodos mais seguros.
Depois de purificar, é hora de recarregar a energia dos seus cristais. Veja algumas formas de fazer isso:
A luz do Sol energiza com força e vitalidade! Mas atenção: alguns cristais desbotam se ficarem muito tempo no sol. Recomendamos no máximo 15 minutos para pedras como ametista, fluorita, quartzo rosa, quartzo verde, água-marinha, turmalina e citrino.
A energia da Lua é mais suave e feminina. Deixe seus cristais sob a luz da lua cheia (ou crescente) por algumas horas ou durante toda a noite. É uma forma linda de reconectar com o ciclo natural da vida.
Enterrar seus cristais na terra, mesmo que em um vaso com planta, é uma forma ancestral e poderosa de reconectar a pedra com suas raízes. Deixe por algumas horas ou dias — especialmente se sentir que o cristal está “pesado”.
Pedras como Cornalina e Citrino natural são naturalmente energizantes. Você pode deixá-las ao lado de outros cristais que precisam de um reforço. Elas compartilham sua vibração de forma gentil e eficaz.
Cada cristal é único, assim como você. Sinta qual método faz mais sentido para cada um, respeitando as características da pedra e também o seu momento.
Se quiser, aproveite esse ritual para acender uma vela, colocar uma música suave e se conectar com sua energia. Cuidar dos cristais é também cuidar de você. 🌷
Gostou das dicas? Salve esse post para consultar sempre que for fazer a limpeza dos seus cristais e compartilhe com quem também ama essa jornada energética. E claro — se precisar de acessórios energizados com muito carinho, dá uma passadinha no nosso site. ✨
Com amor,
Sathya Pedras
Loja de Cristais Naturais e pedras naturais . Joinville, entregando para para todo o Brasil